Clique e descubra as Características Físicas e Temperamentais

Descubra mais sobre o temperamento, características físicas, e dicas para ter um cão da raça Alabai.

5/8/20243 min read

O Cane Corso, um molosso italiano de grande porte, é uma raça que combina força, elegância e um temperamento equilibrado. Sua história rica, ligada à antiga Roma, o moldou em um cão leal, protetor e com uma inteligência notável.

Aparência Geral

O Cane Corso é um cão molosso de tamanho médio para grande, que está de perto relacionado com o Mastim Napolitano e o Cane da presa meridional, outras duas raças italianas. É robusto, vigoroso e elegante com músculos esguios e poderosos.​

Tamanho

Segundo o padrão oficial da raça pela FCI (Fédération Cynologique Internationale) e sua filial no Brasil (CBKC), os machos devem ter idealmente entre 64-68 cm à altura da cernelha e as fêmeas entre 60-64 cm, ambos com tolerância de 2 cm para mais ou para menos. O peso deve ser proporcional ao tamanho destes cães, variando entre 45 e 50 kg para os machos, e entre 40 e 45 kg para as fêmeas. O aspecto geral deve transparecer potência e equilíbrio com capacidade atlética.

Cabeça

A cabeça é larga e tipicamente molossóide. O crânio é largo ao nível dos arcos zigomáticos. O stop é bem definido. O nariz é sempre preto. O focinho é forte e quadrado, mais curto que o crânio, aproximadamente de proporção 2:1.Os maxilares são largos com leve prognatismo inferior, que não deve superar 5 milímetros.

Olhos

Os olhos são de tamanho médio. Os olhos bem escuros são preferidos, no entanto, a cor dos olhos tende a ser semelhante a cor do pelo.

Trufas

Não há qualquer discussão possível sobre este tema pois o padrão é claro: a trufa é preta! Há alguns criadores italianos que vêm lutando junto à ENCI para incluir a trufa “ardósia” para os cães cinza. Essa cor entretanto não foi aceita até o momento, portanto, irremediavelmente, coloca o animal sob a condição de grave penalização seja qual for a cor de sua pelagem.

Orelhas e Caudas​

Hoje, as atualizações realizadas no padrão oficial da raça pedem cães com orelhas e cauda naturais. Porém, historicamente as orelhas são cortadas curtas em triângulos equiláteros que ficam eretos, contudo, como a conchectomia (corte de orelhas) já não é permitida em muitos países, o Cane Corso com orelhas naturais está a tornar-se mais comum. A cauda do Cane Corso é tradicionalmente cortada, razoavelmente comprida, na 4ª vértebra. Mas com as alterações nas tendências de cirurgias estéticas para cães, muitos Cane Corsos têm agora as caudas naturais. Com a proibição do corte de orelhas e de cauda no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, alguns criadores brasileiros optam por levar seus cães para realizar o procedimento em outros países próximos, como a Argentina. As orelhas não-cortadas devem ser de tamanho médio, triangulares e pendentes. A cauda íntegra é de inserção relativamente alta, muito grossa na raiz. Em movimento, a cauda é portada alta, mas nunca ereta ou enrolada.

Altura na cernelha:

Machos: 64 - 68 cm.

Fêmeas: 60 - 64 cm.

Peso:

Machos: 45 - 50 kg.

Fêmeas: 40 - 45 kg.

PARA SABER MAIS SOBRE AS CORES ACEITÁVEIS E NÃO ACEITÁVEIS CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO.

Descubra as características Físicas, comportamentais e temperamentais dos Cane Corso

   A raça tem o famoso “espírito guardião”, que não pensa duas vezes antes de proteger os tutores e a família. Isso não significa que são cachorros violentos e agressivos, mas leais, carinhosos, amigáveis e muito responsáveis na guarda da casa. Seu temperamento vai depender do adestramento feito desde filhote. Tutores de canes costumam dizer que esses peludos “dão o que recebem”, ou seja, se tiverem recebido uma boa socialização, a tendência é que se comportem e obedeçam sem grandes problemas. Por outro lado, se o cachorro foi negligenciado quando filhote e não recebeu os devidos cuidados de adestramento, ele pode se tornar intolerante e imprevisível. É bem raro, mas pode acontecer. Na prática, é um peludo tão carinhoso, leal, brincalhão e divertido quanto seu tamanho.

   Verdade é que com sua família, o temperamento do Cane corso faz com que seja extremamente protetor, carinhoso e apegado. Com estranhos, é mais habitual que seja receoso, podendo tentar espantá-los com seus latidos grossos. Cães da raça Cane corso costumam ser muito inteligentes e fáceis de serem educados. Por isso, podem ser adestrados com facilidade. Quando socializados desde filhotes, podem conviver bem com outros animais e pessoas de diferentes idades.

Comportamento e Temperamento de um Cane Corso